Publicações anteriores:





16/01/2020
Piscina limpa o verão inteiro

As temperaturas altas são um convite a um bom mergulho, mas a água deve estar devidamente tratada para não trazer prejuízos à saúde
 
A estação mais quente do ano, que começa dia 22 de dezembro e se estende até 20 de março, promete um longo período de calor que convida ao uso constante da piscina. Mas o verão também é uma estação de chuvas que podem deixar as águas turvas. Para que a piscina esteja sempre limpa e saudável para uso da família por todo o verão, é fundamental cuidar com muita atenção da limpeza física, manter o equilíbrio físico-químico, promover a desinfecção, oxidação e clarificação da água. Para isso, será necessário dedicar algum tempo diário às rotinas de manutenção. Contudo, se o tratamento for interrompido por diversos dias – especialmente nas casas de veraneio que nem sempre têm um piscineiro diariamente – sempre que for retomado deverá começar pelo tratamento inicial. 
 
Antes de iniciar, verifique se todos os equipamentos da piscina estão em boas condições de uso – filtro, bomba, coadeira, aspi­rador, mangueira, cesto pré-filtro e escova. Aqueles que não ­­esti­ve­rem funcionando satisfatoriamente deverão ser consertados ou substituídos. É preciso remover toda a sujeira visível que fica suspensa na água ou depositada nas superfícies internas. Caso a piscina apresente grande quantidade de detritos, como folhas e fuligens, lembre-se de removê-las manualmente antes de colocar qualquer equipamento em funcionamento, pois podem causar o entupimento das tubulações. Em seguida, é hora de iniciar o tratamento. Siga o ­passo a passo e aproveite o verão! 
 
1- Equilíbrio físico-químico 
 
Ajuste o pH
 
Analise o pH da água com Estojo de Teste GENCO® Cl/pH. O pH deve estar na faixa de segurança entre 7,2 e 7,8. Caso o resultado da análise indique que o pH está acima de 7,8, utilize o pH-MENOS® Líquido GENCO® para baixá-lo. Se o pH estiver abaixo de 7,2, utilize o pH-MAIS® Líquido ou Granulado GENCO® para elevá-lo. É fundamental que o pH permaneça sempre entre 7,4 e 7,6, pois só assim a preservação dos equipamentos contra a corrosão, a eficiência da desinfecção com o cloro e o conforto dos banhistas estarão garantidos. 
 
Estojo de Teste GENCO® Cl/pH - usado para analisar o pH da água
 
 
 
Controle a alcalinidade total 
 
O controle da alcalinidade total da água é importante, porque evita que o pH varie constantemente (isso é especialmente importante para piscinas com GENCLOR® Tabletes ou GENCO® Tabletes Múltipla Ação 3  em 1). Para saber em qual faixa está situada a alcalinidade total da água da piscina utilize o Estojo de Teste GENCO® AT. A faixa de alcalinidade total recomendada varia conforme o tipo de cloro utilizado: 
 
Hipocloritos, como o POOL-TRAT­­­ Cloro Granulado GENCO® : deve ser mantida na faixa de 80 a 100 ppm (partes por milhão).
 
Cloro em tabletes, como GENCLOR Tabletes Cloro Concentrado Estabilizado ou GENCO® Tabletes Múltipla Ação 3 em 1: deve ser mantida na faixa de 100 a 120 ppm.
 
Cloro granulado estabilizado (Dicloro), como GENCLOR Cloro Granulado Estabilizado GENCO® e GENCO® L.E Cloro Múltipla Ação 3 em 1: deve ser mantida na faixa de 100 a 120 ppm.
 
Se o resultado da análise indicar que a alcalinidade da água está abaixo da faixa recomendada, corrija com pH CERTO® Granulado Alcalinizante GENCO® – cada 17 gramas de pH CERTO® em 1.000 litros de água equivale a 10 ppm de alcalinidade total.  Caso o resultado da análise indique que a alcalinidade da água está acima da faixa recomendada, corrija com pH‑MENOS® Líquido GENCO®.
 
2 - Desinfecção e oxidação
 
Oxidação de choque
 
Em todo início e reinício de tratamento deve ser feita a oxidação de choque com SUPER TRATAMENTO SEMANAL GENCO®, seguindo as instruções da embalagem. Na sequência, faça a dosagem do cloro de sua preferência, na dosagem recomendada, conforme as instruções do rótulo do produto. Se a água ainda estiver esverdeada ou apresentar aspecto desagradável no dia seguinte, repita a operação. 
 
SUPER TRATAMENTO SEMANAL
 
3 - Tratamentos auxiliares
 
Clarificação da água
 
Para obter água clara e transparente será preciso utilizar a filtração por várias horas seguidas. Mesmo assim, o resultado não estará garantido, porque as sujeiras que se acumularam durante o período sem tratamento são de natureza desconhecida. O GENFLOC® ­Clarificante e Auxiliar de Filtração GENCO® pode abreviar e garantir o resultado deste processo. Logo após a oxidação de choque, a dosagem recomendada de GENFLOC® deve ser dissolvida em um balde com água da própria piscina (para cada 1.000 litros de água utilize de 3 a 6 ml de GENFLOC® Clarificante e Auxiliar de Filtração GENCO®). Espalhe essa solução sobre a superfície da água e coloque em funcionamento a filtração por 6 a 8 horas seguidas. O próximo passo é aspirar a piscina e fazer a retrolavagem do filtro. 
 
GENFLOC®
 
4 - Manutenção de rotina 
 
Depois que a piscina estiver devidamente tratada e perfeita para o uso é fundamental manter os cuidados para que a água esteja sempre limpa e saudável. Siga as recomendações abaixo:
 
Faça funcionar a filtração diariamente pelo tempo necessário para que a água permaneça límpida. Quando não houver recomendação específica pode-se considerar que, no verão, uma piscina residencial geralmente deve ser filtrada por 4 a 6 horas diárias. Já as piscinas de uso coletivo precisam ser filtradas por pelo menos 12 horas diárias.
 
O residual de cloro deve permanecer sempre na faixa entre 2 e 4 ppm. Analise diariamente com Estojo de Teste GENCO® Cl/pH e adicione cloro na dosagem necessária para que esse residual seja mantido.
 
O pH deve situar-se sempre entre 7,4 e 7,6. Analise o pH diariamente com Estojo de Teste GENCO® Cl/pH e, se necessário, corrija com pH­­-MENOS® Líquido Genco® ou pH+MAIS® Líquido ou Granulado ­GENCO®.
 
Analise a alcalinidade total semanalmente com Estojo de Teste GENCO® AT nas piscinas tratadas com GENCLOR® Tabletes. Corrija com pH CERTO® Alcalinizante GENCO® sempre que estiver abaixo de 100 ppm, ou com pH-MENOS® Líquido GENCO® sempre que estiver acima de 120 ppm (siga as instruções da embalagem).
 
Aspire a piscina quando houver resíduos depositados no fundo (pelo menos duas vezes por ­semana).
 
Na alta temporada, a oxidação de choque com SUPER ­TRATAMENTO SEMANAL GENCO® deve ser repetida semanalmente, ou sempre que a água estiver com cheiro de cloro, apresentar colorações estranhas ou ausência de brilho após chuvas intensas. 
 
Utilize GENFLOC Clarificante e Auxiliar de Filtração GENCO® semanalmente para auxiliar o processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções da embalagem. 
 
Se houver dificuldade em manter o residual de cloro na faixa recomendada, ­utilize GENPOOL® FIBRA VINIL GENCO® para eliminar e evitar o aparecimento de algas.
 
Lembre-se
 
A água suja da piscina é um potencial meio de transmissão de doenças, como conjuntivite, hepatite, otite, dermatites, candidíase, giardíase e micoses. O ­Cryptosporidium, um parasita transmitido por meio das fezes, pode causar gastroenterite severa, caracterizada por diarreia crônica e persistente, dor abdominal, náuseas, febre e perda de peso. Outro perigo é a bactéria ­Staphylococcus aureus, que pode causar uma série de infecções, entre as quais foliculites, meningite, pneumonia e endocardite.

Fonte:
http://www.pool-life.com.br/piscina-limpa-o-verao-inteiro/